A Seguros Continente recorda-lhe algumas regras básicas de Segurança Rodoviária:
Utilize o cinto de segurança e certifique-se que os seus acompanhantes seguem o seu exemplo. Tenha especial atenção ao transporte de crianças colocando-as no banco de trás com cinto de segurança. O uso de dispositivos de retenção (cadeirinhas ou bancos elevatórios) é obrigatório até aos 12 anos ou até que a criança atinja 1,50m de altura.
Mantenha uma distância segura em relação ao veículo que circula à sua frente pois, em caso de necessidade de travagem brusca, só desta forma conseguirá parar o seu veículo e evitar um acidente.
Seja prudente e conduza com segurança. Evite manobras perigosas e a ingestão de bebidas alcoólicas quando vai conduzir, pois para além de ser punível por lei, aumenta o fator de risco de acidente.
Coloque corretamente a bagagem a transportar no veículo, evitando colocar objectos por cima dos bancos, pois em caso de travagem brusca, a bagagem pode ganhar velocidade e atingir um passageiro.
Em caso de muito trânsito, obras na via, nevoeiro, chuvas ou ventos fortes, deve moderar a velocidade.
Verifique regularmente, e sempre antes de uma grande viagem, o estado e pressão dos pneus (incluindo o sobresselente), travões, luzes e piscas, os níveis de fluídos (óleos, água, …), estado das escovas e funcionamento dos limpa pára-brisas, bem como a direção, suspensão e ainda a existência de macaco e colete retrorrefletor.
Quando efetuar viagens longas deve parar com frequência e relaxar um pouco. O facto de estar cansado pode afetar a sua condução, colocando em risco a sua vida bem como a dos outros.
Na auto-estrada, utilize a via da esquerda apenas para ultrapassar ou quando a via da direita não estiver livre.
Em caso de avaria do seu veículo, estacione na berma da estrada, acenda os intermitentes, vista o colete retrorreflector e coloque o triângulo de sinalização a uma distância mínima de 30m.